top of page

Quinteto Violado, 50 anos de muitas emoções

Atualizado: 12 de ago. de 2022

No dia 26 de abril a produtora Cultura Iminente teve a honra de receber em seu palco, o consagrado grupo musical Quinteto Violado, que em 2021 completa 50 anos de carreira. A presença do grupo no mesmo espaço onde foi produzido o Palco Espiral para o Espiral das Artes virtual 2021, aconteceu na gravação de um show que será exibido dia 29 de maio na programação do Sanfonada Forró Festival Áustria/Brasil, primeiro festival de forró virtual produzido na Europa. O evento é idealizado e produzido pelo sanfoneiro Derico Alves e contará com a presença de grandes nomes como ‘Santana, O Cantador’ e ‘Petrúcio Amorim’. O show que foi gravado pela equipe do Oráculo Estúdio, traz um repertório que marca a história da música brasileira através das composições do Quinteto Violado e de outros ícones como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Uma verdadeira viagem musical no tempo! Inclusive, “Tempo”, é o nome do mais novo single do Quinteto Violado que retrata essa história de sucesso, amor e dedicação que perdura por 5 décadas. Tivemos a felicidade de conversar com “os violados” que gentilmente cederam uma entrevista exclusiva que você confere aqui abaixo.No dia 26 de abril a produtora Cultura Iminente teve a honra de receber em seu palco, o consagrado grupo musical Quinteto Violado, que em 2021 completa 50 anos de carreira. A presença do grupo no mesmo espaço onde foi produzido o Palco Espiral para o Espiral das Artes virtual 2021, aconteceu na gravação de um show que será exibido dia 29 de maio na programação do Sanfonada Forró Festival Áustria/Brasil, primeiro festival de forró virtual produzido na Europa. O evento é idealizado e produzido pelo sanfoneiro Derico Alves e contará com a presença de grandes nomes como ‘Santana, O Cantador’ e ‘Petrúcio Amorim’. O show que foi gravado pela equipe do Oráculo Estúdio, traz um repertório que marca a história da música brasileira através das composições do Quinteto Violado e de outros ícones como Luiz Gonzaga e Dominguinhos. Uma verdadeira viagem musical no tempo! Inclusive, “Tempo”, é o nome do mais novo single do Quinteto Violado que retrata essa história de sucesso, amor e dedicação que perdura por 5 décadas. Tivemos a felicidade de conversar com “os violados” que gentilmente cederam uma entrevista exclusiva que você confere aqui abaixo.




Entrevista com o Quinteto Violado


Cultura Iminente: Qual o sentimento mais forte quando se pensa nos 50 anos de carreira?


Quinteto Violado (Marcelo Melo): Olha, o sentimento mais forte que o Quinteto Violado tem, quando a gente pensa nos 50 anos que nós vivemos, foi a contribuição que nós trouxemos para a Música Popular Brasileira. Eu acho que o Quinteto Violado teve um papel importantíssimo na leitura que fez dos cancioneiros dos folguedos populares, a própria criação do próprio grupo como compositores, eu acho que tudo isso trouxe uma visão diferenciada pra música nordestina a partir do Quinteto Violado.


Cultura Iminente: O que de mais importante se leva dessa trajetória de 50 anos?


Quinteto Violado (Marcelo Melo): O que a gente leva de muito importante e eu acho que alivia muito o coração da gente é olhar para trás e ver que a gente realizou uma obra, temos mais de 50 álbuns gravados, alguns DVD’s, algumas premiações e grandes viagens que a gente fez pelo mundo, pela Ásia, pela África, pela Europa, enfim, a gente levou muito a nossa música pra fora e conseguiu emocionar a todas as pessoas que assistiam o Quinteto Violado. Então eu acho que todos os músicos que estiveram com o Quinteto Violado, guardam essa emoção, essa lembrança, e é uma coisa que a gente leva pra vida!


Cultura Iminente: Se tivessem que dar um conselho para os novos artistas regionais que pretendem seguir carreira em grupo. Qual seria?


Quinteto Violado (Marcelo Melo): A gente queria dizer a todos os novos compositores, os novos músicos que trabalham com a música regional, que não se distanciem delas, porque elas têm a verdade, elas têm a identidade da sua terra, da sua aldeia, do seu povo. E isso é que emociona o mundo porque você onde tocar, você vai levando essa informação cultural que é muito rica e muito importante. Sobretudo nós aqui do Nordeste a gente sabe que tem essa qualidade no conteúdo da musicalidade do povo.

Comments


bottom of page