Buscar
  • Cultura Iminente

João Paulo Rosa e O Eito: pulsação e raízes


Eito: “seguimento ou sucessão de coisas que estão na mesma direção. Limpeza de uma plantação em que os trabalhadores usam enxadas, foices etc. Roça onde trabalhavam escravos. Pouco usado: quantidade de alguma coisa”. É recorrendo à versão on-line do Dicionário Michaelis que iniciamos este texto que fala de um som pulsante. A gente sente a força da percussão batendo no nosso coração, enquanto ouve. Um som capaz de conectar o pernambucano com suas raízes culturais. Uma mensagem dita sem muito arrodeio, direta, objetivamente artística. João Paulo Rosa e O Eito prometem abalar nossas estruturas e nos pôr pra dançar na sala de casa com o show deste sábado (27), no Palco Espiral Virtual.


“A expectativa é a de que a gente consiga fazer uma música e um som bacanas levando a nossa mensagem para quem tiver ouvindo de suas casas. Estamos muito felizes com essa participação no Espiral das Artes Virtual”, diz João Paulo Rosa, vocalista e baterista da banda. João Paulo soma 26 anos de música e iniciou tocando percussão em bandas de baile, pagode, axé e forró. Foi em 1997 que se apaixonou pelas brincadeiras e poesias da nossa cultura popular da zona da mata norte e das músicas que as acompanham, a exemplo do maracatu, da ciranda e do coco. Em 2001, começa a compor dentro deste universo com a banda Ticuqueiros. Em 2018, surgiu a ideia de fazer um trabalho musical solo. “A intenção foi usar as músicas que estavam na gaveta. Uma maneira de respirar e expressar aquilo que eu preciso e, ainda, não mostrei”, explica ele.


Com muita obstinação, foi no ano passado, mesmo em meio à pandemia, que seu atual projeto ganhou forma. A banda teve a preocupação de interromper shows e fazer ensaios espaçados, mas continuaram produzindo mesmo durante o isolamento social. Toda esta musicalidade quentinha, saída do forno, você verá em primeira mão no Espiral das Artes Virtual. O show de João Paulo Rosa e O Eito vai ao ar às 18h deste sábado (27), no Palco Espiral Virtual.


Acesse nossa programação completa: https://www.culturaiminente.com.br/espiraldasartes-programacao

6 visualizações