barra de cima2.png
bolinha-logo.png
logo-espiraldasartesvirtual.png
Nome-sessoes-palco.png

Natural de Goiana, Valfrido Santiago iniciou sua caminhada musical nos anos 80 tocando nos bares da cidade na companhia dos músicos Rosildo Oliveira, Paulo dos Anjos e Nicolau Araújo. É também dessa época a criação da banda Trophas, que teve notoriedade por possuir como principal característica um repertório que era formado prioritariamente por músicas autorais e por composições de músicos goianenses. 

Amoenda, próxima banda de Valfrido depois do término da Trophas, teve um papel relevante na música denominada de “alternativa” da zona da mata norte do Estado, com músicas e arranjos derivados dos terreiros da cultura popular da região. 

Dando continuidade ao seu trabalho musical, chegou um novo projeto: Valfrido e Arreboque. Acompanhado pelos jovens e competentes músicos Izaias Trajano (contrabaixo, voz e percussão) e Samira Oliveira (bateria e voz) e João Paulo Rosa (percussão e voz) apresentam composições fruto de encontros musicais com outros poetas e compositores de Goiana. 

Em 2018 passa a integrar o Projeto Tertúlia com principal característica, um repertório autoral e intercalado por textos e poemas de autores da Zona da Mata Norte de Pernambuco. Em parceria com Lucas Torres (voz e percussão), Sam Silva (voz, violão e percussão), Philippe Wollney (voz e violão) e Ezter Liu (voz e percussão). O grupo lançou seu primeiro EP, com 5 músicas, nas plataformas de streaming em 2019 e se prepara para gravação do primeiro álbum em 2021. 

Dando continuidade ao trabalho individual Valfrido lançou em dezembro de 2020 o EP intitulado “Silêncio”, primeira parte de um projeto iniciado pela imposição do isolamento devido à pandemia. Gravado em casa, tocando todos os instrumentos, Valfrido também assina a produção musical e os arranjos do novo registro composto 5 músicas, que é a primeira parte de um projeto para o lançamento de um LP (vinil) no primeiro semestre de 2021, que terá 10 músicas, contribuindo com mais um trabalho para o grande e diversificado leque da produção musical da zona da mata norte pernambucana.

icon-linktree.png
insta-icon.png